No âmbito da FITEC – Fórum de Inovação, Tecnologia, Formação e Emprego- realizou-se no dia 27 de Março o Iº Encontro UED sobre Elearning integrado nas actividades da Unidade de Ensino a Distância do Instituto Politécnico de Leiria.  Dirigido  a docentes, investigadores,  estudantes e empresários da região centro, o encontro pretendeu  fazer um balanço das boas práticas  desenvolvidas  nos cursos  de ensino a distância desta instituição.

Participaram neste  encontro como conferencistas convidados e na qualidade de investigadores do Laboratório de Educação a Distância da Universidade Aberta,  o  Prof. António Quintas Mendes  e a Prof. Lina Morgado.  Estes docentes e investigadores, no âmbito das actividades  de investigação aplicada que desenvolvem no Laboratório de Educação a Distância da UAb [LEaD] foram responsáveis pelo programa de Formação de Docentes em Elearning da Universidade Aberta (formação dos docentes da instituição e   formação da rede de tutores  da Uab)   bem como do Programa de Formação de Docentes em Elearning  da Universidade Técnica de Lisboa (UTL)

O  Prof António Quintas-Mendes abordou na sua conferência a temática da comunicação mediada pelo computador, problemática nem sempre considerada pelos vários agentes que  actuam no campo da educação online  apresentando vários estudos que  defendem a especificidade desta comunicação em contexto de aprendizagem a distância.

A comunicação da Profª Lina Morgado  foi dedicada à temática do professor online. Com o título Ser Professor Online: Ensinar na Rede centrou-se na especificidade do seu papel em contexto de ensino a distância e das variáveis a considera pelo professor que actua em contexto online.

Veja aqui a apresentação: