lmfr

Luís Miguel Figueiredo Rodrigues, mestre em Pedagogia do eLearning e doutor em Teologia Prática,  publicou um livro intitulado O Digital no Serviço da Fé. Formar para uma oportunidade resultado da sua investigação do mestrado e doutoramento.

Com um vasto e diversificado percurso académico, Luís M. Figueiredo Rodrigues é licenciado em Teologia  pela Faculdade de Teologia, Braga, Mestre em Teologia, na  especialidade Catequética, pela Facultad de Teología «San Dámaso» (Madrid), Mestre em Pedagogia do eLearning pela Universidade Aberta, e doutorado em Teologia, especialidade de Teologia Prática, Universidade Católica Portuguesa.  Em termos de pesquisa, investiga e é docente de temáticas do âmbito da Teologia Prática.

livro_lmfrDe acordo com o resumo disponibilizado pela editora, o  livro aborda as questões da integração do digital na vida eclesial. Na primeira parte reflete sobre o fenómeno da tradição, entendida como próxima da comunicação, para depois se focar na pedagogia divina e nas suas consequências pastorais. A sociedade em rede é estudada na segunda parte, em contraste com a mediologia de Régis Debray, para perceber a dinâmica transformadora das ideias, interagindo com uma proposta pedagógica adequada a um tempo onde o conhecimento está distribuído através de redes de pessoas e de tecnologias, e acontece num processo de crescente conexão e navegação. A última parte debruça-se sobre a teologia da transmissão da fé, para concluir com uma proposta que vise potenciar uma práxis assertiva no modo como as instituições eclesiais poderão estar na Web.

Aceda ao Índice do Livro    na Página da Editora

#livro #digital # sociedade em rede

Advertisements