Mestrado em Pedagogia do eLearning (MPeL) é um mestrado da Universidade Aberta sediado no Departamento de Educação e Ensino a Distância. Criado no ano de 2005, o curso possui edições anuais, celebrando a 10ª Edição. Decorre totalmente online com apoio duma diversidade de tecnologias.

Público a que se dirige

O mestrado dirige-se a públicos diversificados ligados a departamentos de formação e recursos humanos nas empresas e instituições de natureza diversa, professores dos vários níveis de ensino, formadores na área das tecnologias da informação e comunicação, concetores de conteúdos, gestores da formação de adultos, investigadores entre outros.

Princípios e Pilares do Curso

Embora o curso  adopte  o ®Modelo Pedagógico da Universidade Aberta para os cursos de  2º ciclo (princípios da flexibilidade, da autonomia, da interação e da colaboração) há uma aposta continuada na inovação e na exploração de novos caminhos baseado na investigação nesta área, constituindo-se como uma espaço de inovação.

Ambientes Virtuais
O ambiente virtual usado é o Moodle (a plataforma  adoptada pela Universidade Aberta),  mas associado a uma variedade de componentes da chamada Web 2.0 e outros dispositivos avançados. O curso desenvolve-se totalmente online, com recurso a uma comunicação maioritariamente assíncrona assegurada por múltiplas ferramentas e dispositivos.

Como se aprende?
O processo de aprendizagem é baseado na realização de actividades, com os estudantes a desenvolverem tarefas significativas e autênticas (i.e. próximas de cenários da vida real) e a produzirem artefactos, usando no processo uma série de ferramentas e serviços como blogs, wikis, podcasts, screencasts, vídeos, plataformas de publicação diversas (Slideshare, Blogs, etc), Redes Sociais, Mundos Virtuais, para referir os mais relevantes. Os estudantes trabalham individualmente, a pares e/ou em pequenas equipas, de acordo com a tarefa a realizar ou, em certos casos, com a sua vontade. A cooperação é fortemente encorajada e concretiza-se de várias formas – partilha (de ideias, dúvidas, recursos ou reflexões), feedback e/ou apreciação do trabalho dos colegas, etc. – sendo, por vezes, desenhada na própria tarefa.

Plano de Estudos:

1º semestre [Outubro a Fevereiro]

  • Educação e Sociedade em Rede – 8 ECTS
  • Modelos de Educação a Distância – 8 ECTS
  • Psicologia da Comunicação Online – 8 ECTS
  • Materiais e Recursos para eLearning  – 6 ECTS

2º semestre [Março a Julho]

  •  Processos Pedagógicos em eLearning (8 ECTS )
  • Ambientes Virtuais de Aprendizagem – 6 ECTS )
  • Avaliação em eLearning – 6 ECTS
  • Metodologia de Projeto em eLearning (10 ECTS)
  •    e-Research -Metodologia de Investigação em Contexto Online (10 ECTS)