O Curso de Mestrado em Pedagogia do eLearning tem como objetivo geral preparar profissionais das áreas do ensino e da formação para atuarem no universo da educação a distância e da pedagogia do eLearning  adquirindo competências específicas na área.

Este curso constitui-se assim numa oportunidade de formação e/ou de requalificação profissional, assumindo igualmente uma lógica de consciencialização e de afirmação profissional.

Sendo um curso de 2º ciclo de estudos universitários, tem como meta o desenvolvimento das competências referenciadas no Artigo 15º do Decreto-Lei 74/2006, de 24 de Março, bem como um conjunto de objectivos adequados ao perfil que se pretende desenvolver. Assim, espera-se que no final  do percurso do mestrado, o estudante  tenha sido capaz de:

  • analisar criticamente o papel das tecnologias da comunicação e da informação nos contextos de formação e de educação.
  • promover a análise crítica sobre os desafios das tecnologias da informação e comunicação, da “sociedade em rede” e dos modelos de ensino a distância nos contextos de formação/educação na sociedade actual;
  • desenvolver competências fundamentais na concepção, docência/tutoria, organização, avaliação de cursos de ele
  • adquirir, desenvolver, refletir e analisar o património conceptual e as metodologias de educação a distância (e da virtualidade) através da imersão em ambiente online;
  • arning fundamentados em termos pedagógicos;
  • adquirir, desenvolver e aprofundar competências de investigação nas áreas temáticas abordadas no curso.